Sobre o fotógrafo
Fernando Faciole é um fotógrafo de conservação com dupla cidadania brasileira e italiana, com base em São Paulo, Brasil. Com formação em ciências biológicas, Fernando construiu sua carreira focada na fotografia de vida selvagem. Sua infância, passada principalmente em um trailer em meio à natureza, forjou uma conexão profunda com os animais desde tenra idade.
Em 2022, Fernando tornou-se o mais jovem e terceiro brasileiro a integrar a prestigiada International League of Conservation Photographers (iLCP), um grupo que representa os fotógrafos de conservação mais renomados do mundo. Nesse mesmo ano, Fernando também conquistou seu primeiro grande prêmio internacional, o Panda Awards no Wildscreen Festival, na categoria Photo Story, abrindo portas com importantes editores da indústria.
Em 2023, Fernando produziu uma envolvente história visual licenciada pela National Geographic Global, lançando luz sobre a conservação de flamingos na República Dominicana. Em março de 2024, uma das imagens dessa narrativa foi escolhida para compor a edição de março da revista impressa da National Geographic, tornando Fernando um dos pouquíssimos brasileiros a alcançar esse feito.
Ao documentar diversos projetos no Brasil, América Latina e África, Fernando emergiu como uma das figuras proeminentes na fotografia contemporânea de vida selvagem e conservação, tanto no Brasil quanto globalmente. Entre esses projetos estão aqueles voltados para a conservação de flamingos, jacarés, tamanduás, tatus-canastra, biodiversidade em agroflorestas, caranguejos e muito mais.
Além de capturar a essência da vida selvagem, Fernando busca transcender a fotografia tradicional, destacando o aspecto humano daqueles dedicados a proteger espécies vulneráveis e ameaçadas. Ao longo dos últimos anos, Fernando especializou-se em fotografar animais, pessoas e paisagens, combinando-os em narrativas envolventes que impulsionam mudanças positivas na conservação.